quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como fazer um portfólio?

Recem graduada em arquitetura, passei a pesquisar como fazer um portifolio para arrumar emprego. Encontrei alguns sites que podem ser úteis!
-http://rrs.arq.br/pfolio/category/portfolio-academico/
-http://rafaelfelixarquitetura.blogspot.com.br/2012/05/portfolio.html

Encontrei as informacoes a seguir nesse site: http://fabiolobo.com.br/como-fazer-um-portfolio.html

Antes de mais nada, algumas dicas:
  • Dê uma variada, não use muitas peças de uma só campanha, por exemplo. Se você quer montar um portfolio com 10 trabalhos, use no máximo 3 peças dessa campanha, mas só se ela for muito boa – caso contrário vai parecer “encheção de lingüiça”;
  • Destaque a melhor peça colocando-a na página à direita. É a primeira página que olhamos quando abrimos uma revista, principalmente sua parte inferior;
  • Se você tiver muitos trabalhos, tente selecionar apenas os melhores. Alguns chefes não gostam ficar olhando muitas peças, acredite. Na dúvida, faça dois portfolios – um com vários trabalhos (mas não muitos) e outro com umas dez páginas no máximo, só com os melhores;
  • Antes de começar a montar seu portfolio, selecione os seus melhores trabalhos em uma pasta, por exemplo, e escolha os dois melhores. O melhor, deixe no final do portfolio. O segundo melhor, no começo. Cause uma boa impressão logo de cara com um dos seus melhores trabalhos, mas sempre deixe o melhor para o final;
  • Coloque uma boa descrição abaixo de cada um dos seus trabalhos, mas apenas o básico. Se você quiser explicar a peça, por exemplo, seja breve. Esse pode ser um ponto extra no seu portfolio se você não exagerar;
  • Seja criativo na montagem, mas não extrapole. O foco são os seus trabalhos, e não a fonte que você usou no portfolio ou o tipo de folha que você escolheu para a impressão. Às vezes um portfolio básico causa uma impressão melhor;
  • Quanto à capa, se você não tiver um logo, use uma parte do seu trabalho favorito. Faça um recorte, não use-o por completo. Se tiver uma ilustração, por exemplo, use só ela. Evite usar marcas. E, é claro, certifique-se de que o recorte ficará bem na capa;
  • Indexe seu currículo ao portfolio. É interessante e prático;
  • Tenha sempre um pdf otimizado para web do seu portfolio para envia-lo por e-mail sempre que possível. É importante que ele seja otimizado para web, assim ele fica bem mais leve.
Lembrando que a maior parte das dicas é mais recomendável para portfolios impressos. Portfolios na web são mais fáceis de se navegar, então você pode ser mais “livre”.
Agora, se você ainda tem dúvidas sobre o que colocar no seu portfolio, darei algumas sugestões:

Portfolio estudantil

Se você não tem nenhuma experiência profissional, criar um portfolio estudantil – ou seja, com os trabalhos que você fez em seu curso/faculdade – seria a escolha mais óbvia. É hora de fazer seus estudos renderem, afinal. É só selecionar os seus melhores trabalhos, indexar seu currículo e pronto!
Se você tem em mente que seus trabalhos são ótimos e vão te render um emprego superior à estágio ou assistente de alguma área, vá com calma! Não estou dizendo que é impossível, mas o mercado de trabalho pede por uma boa experiência profissional. Não se preocupe, faça seus estudos valerem à pena e comece do começo!



Como montar?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Célia Marcondes Ferraz, o profissional pode montar seu portfólio seguindo ordem cronológica ou de relevância.

“Para profissionais mais inexperientes, é indicado seguir a ordem cronológica, assim é possível avaliar o progresso da pessoa. Profissionais mais maduros podem montar pela importância do projeto”, explica.
Já para os estudantes é possível montar o portfólio com trabalhos realizados na faculdade ou em cursos. A indicação também é seguir uma ordem cronológica. Caso o trabalho tenha sido feito em grupo, é importante citar isso.

Quantidade de peças

Sobre a quantidade de projetos a apresentar no portfólio, Célia afirma que, para avaliação do empregador, ela deve ser de no máximo dez. A coordenadora declara que é necessário lembrar que o avaliador está trabalhando, por isso não pode gastar muito tempo na análise do portfólio.

Em relação à quantidade de peças relacionadas a um único trabalho, Picchi acrescenta ainda que o número deve ser necessário para avaliação completa por parte do selecionador.



Descrição dos trabalhos

Em cada trabalho, é indicado que o profissional faça uma breve descrição de, no máximo, três linhas. Se for uma peça publicitária, deve conter informações como nome do cliente, do projeto e ano em que foi publicado.
Nos portfólios dos estudantes, é necessário incluir a disciplina para a qual foi realizado aquele trabalho e a nota. 

Célia explica que o profissional também deve ter atenção com a capa, já que é a parte mais notória do portfólio. Ela aconselha que o profissional exponha seu principal trabalho, ou faça uma montagem de alguns trabalhos.

Digital ou impresso?

Em relação ao portfólio ser digital ou impresso, a coordenadora afirma que depende da finalidade para o qual será avaliado. Para uma entrevista de emprego, o ideal é que seja impresso, assim é garantido que selecionador analisará o portfólio naquele momento.

“Se estiver na internet, DVD ou em CD, existe um trabalho a mais para o empregador, por isso muitas vezes ele pode deixar para depois”, finaliza Célia. 

Para nós estudantes de arquitetura, é importante anexar croquis, cortes, vistas, plantas baixas e um pouco do processo de criação, porém exponha somente o necessário para se entender o projeto. O cliente dificilmente vai entender uma planta de execução de uma laje ou coisa do tipo. 



Olá Aline:

Um bom portfólio é fundamental para que você apresente suas
experiências de forma clara e concisa. Assim aqui vão algumas dicas
rápidas:

Na época eu tinha muito material diversificado e em vários formatos:
dwg, jpg, fotos, cdr, psd, etc...

Decidi juntar tudo num mesmo programa, neste caso o autocad. Mas o
Corel, Freehand ou Indesign servem.

Foi tudo montado em paper space. Sempre utilizando uma mesma template.

Todos os desenhos técnicos em dwg foram impressos em linhas finas. Os
desenhos técnicos não possuem escala. Não precisa.

Em todo portfolio foram utilizadas apenas duas fontes, e em apenas
dois tamanhos: Títulos e Texto geral.

Não vale a pena colocar muito texto. Ninguém lê.

Coloque o máximo de imagens que puder, mas de forma organizada e
clara. Utilize um máximo de 3 páginas por projeto.

Coloque seus sketchs acompanhado os desenhos técnicos. Sketch é algo
muito pessoal, assim não utilize sketchs de outros colegas, mesmo que
tenham sido elaborados em trabalho de grupo.

Identifique as seções de todo o portfolio através de um índice, do tipo:
trabalhos da faculdade
trabalhos em colaboração
e pesquisas pessoais

Não vale a pena imprimir em formato grande. Neste exemplo foi tudo
montado no formato A3 cortado, para ficar um quadrado.

Este mesmo portfolio pode ser impresso no formato A4 numa impressora
normal. Fica menor, mas continua legível.

Imprima tudo em papel branco de 90g no mínimo.

Monte tudo num cartão rígido, tipo aqueles cinzas de 5 mm, com espirais.

Através do autocad você pode converter tudo em pdf ou até mesmo em jpg.

Não numere as páginas... assim você poderá acrescentar novos trabalhos
ao portfolio.

Identifique sempre a autoria(s) dos projetos e o tipo de colaboração
que você teve em cada um.


Coloquei algumas páginas como exemplo do meu antigo portfolio. Veja
que a intenção era que as páginas fossem diversificadas e de leitura
clara dos projetos... Tudo muito simples.








3 comentários:

  1. Olá, você disse que os desenhos não precisam ser em escala, porém tenho desenhos técnicos feitos no autocad que cabem somente em folha A0 e gostaria de apresentar um portfólio em A3, se eu diminuir esses desenhos para que caibam na folha A3 os textos e cotas ficaram ilegíveis, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que nesse caso você deve apagar as cotas e diminuir os textos, e acrescentar uma escala gráfica.

      Excluir
  2. Olá, podia postar foto do conteúdo pra que pudesse ser usado como inspiração...

    ResponderExcluir